19 de abril de 2024

Ainda hoje, São Carlos Borromeu é para nós mestre, guia, inspirador, modelo.
Com justiça e reconhecimento se disse que “são mais úteis para o mundo os que oram do que os que combatem” (Juan Donoso Cortes) e que “a Igreja já não tem necessidade de reformadores, mas de santos” (George Bernanos)!
Pois bem: São Carlos, precisamente aos cristãos de hoje, recorda as verdades supremas e eternas, que Cristo veio revelar-nos e que a Igreja ensina também à sociedade moderna ele reafirma que, se se cancela a fé em Deus, extingue-se fatalmente também a esperança.

São Carlos exorta e ensina a orar e a empenhar-se com seriedade na obra da santificação pessoal.
São Carlos nos ajude, nestes propósitos!
São Carlos nos afervore na vida de seguimento de Cristo por Maria!

Quão eloqüentes são ainda hoje as suas palavras que as tornaremos agora como nossa oração…:

Oração: Rainha dos Anjos, obtende-nos do Vosso Filho, dispensador de todos os bens, que imitemos a natureza dos Anjos na pureza da vida, no louvor contínuo e perseverante, na perene ação de graças. Quem dera, inflamados de caridade, sejamos luminosos, resplandecendo diante dos homens! Seja-nos concedido ser ardentes de amor celeste: desprezar, com os olhos fixos no céu, as coisas terrenas; elevar para o alto os nossos corações; ter o gosto das coisas do céu. Quem dera, aspirando à pátria eterna, cheguemos à vossa morada beatíssima com Deus Uno e Trino, juntamente convosco, Virgem e Mãe Santíssima, e possamos regozijar-nos com as inúmeras falanges dos Anjos e Santos. Ajudai-nos, ajudai-nos com as vossas preces! Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

(Dos discursos de São João Paulo II sobre São Carlos Borromeu
Fonte: São Carlos Borromeu, glorioso padroeiro do povo sãocarlense)