You are here
Home > Espiritualidade > São Miguel, São Gabriel, São Rafael, Arcanjos

São Miguel, São Gabriel, São Rafael, Arcanjos

Os Arcanjos são príncipes dos anjos, seres espirituais que têm a função de mensageiros. Os Arcanjos anunciam importantes missões aos homens e protegem as pessoas que desempenham funções importantes para a glória de Deus, como o Papa, os bispos, os sacerdotes e os líderes leigos. Consta em relatos bíblicos que uma das funções dos arcanjos é apresentar as orações dos fiéis diante do Trono de Deus.

São sete os Arcanjos (como relatado no Livro de Tobias 12,15 e confirmado em Apocalipse 8,2), porém ao longo da Escritura nos são apresentados os nomes de apenas três deles: Miguel, Gabriel e Rafael.

 

São Miguel Arcanjo (quadro de Guido Reni)

São Miguel Arcanjo – no livro de Daniel (Dn 10,13.21; 12,1), São Miguel é referido como o defensor do povo hebreu. Seu nome significa “Quem como Deus?”, que, segundo a tradição, foi o grito de guerra em defesa dos direitos de Deus quando Lúcifer se opôs aos planos do Criador a respeito do homem (Ap 12, 7-8). Ele é também defensor de Maria Santíssima (Ap 12,5-6).

A São Miguel atribuem-se três funções: guiar e conduzir as almas ao céu, depois de tê-las pesado na balança da justiça divina; defender a Igreja e o povo cristão; presidir no céu o culto de adoração à Santíssima Trindade. Tanto na iconografia oriental como na ocidental, São Miguel é representado como um guerreiro, com uma espada ou lança na mão, submetendo Satanás a seus pés.

São Miguel Arcanjo tinha duas datas de comemoração litúrgica: 8 de maio, memória de sua aparição no monte Gargano; e 29 de setembro, festa da dedicação da igreja na Via Salaria, nas proximidades de Roma (essa igreja não existe mais).

 

São Gabriel Arcanjo (quadro de Luca Giordano)

São Gabriel Arcanjo – seu nome significa “Deus Forte” e este arcanjo é considerado o Mensageiro da Redenção. Foi ele quem indicou ao profeta Daniel a época precisa da vinda do Messias (Dn 9,21-27); predisse a Zacarias o nascimento do precursor, João Batista (Lc 1,11-20); e por fim, anunciou à Virgem Maria o mistério da Encarnação do Verbo (Lc 1,26-38). É considerado padroeiro das comunicações.

Até a reforma litúrgica, sua festa era celebrada na véspera da Anunciação, 24 de março.

 

São Rafael Arcanjo (quadro de Andrea Vaccaro)

São Rafael Arcanjo – seu nome significa “Medicina de Deus”. No livro de Tobias seu ministério é apresentado e pode ser descrito como: anunciar e testemunhar a verdade; conduzir à reconciliação, à cura e à libertação; realizar a intercessão pelos casais e pelos jovens que buscam o matrimônio. Provavelmente é o anjo que movia as águas da piscina probática (Jo 5,1-9) e o que apareceu ao Senhor no Getsêmani. É considerado padroeiro dos médicos e protetor dos viajantes.

Sua festa era celebrada no dia 24 de outubro.

 

Atualmente estes santos Arcanjos são celebrados juntamente no dia 29 de setembro.

 

Hino de Vésperas da Festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael:

Lá do alto enviai-nos, ó Cristo,
vosso anjo da paz, São Miguel.
Sua ajuda fará vosso povo
crescer mais, prosperando, fiel.

Gabriel, o anjo forte na luta,
nosso tempo sagrado visite,
lance fora o antigo inimigo
e, propício, conosco habite.

Enviai-nos dos céus Rafael,
o bom anjo que cura os doentes,
para a todos os males sarar
e guiar nossos atos e as mentes.

Cristo, glória dos coros celestes,
vossos anjos nos venham guiar,
para, unidos a eles um dia,
glória eterna ao Deus Trino cantar.

 

Veja também:

 

Bibliografia

Totus Mariae
Totus Mariae
Comunidade Totus Mariae

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Top