You are here
Home > Formação > A condição humana, a liberdade e a relação com o progresso

A condição humana, a liberdade e a relação com o progresso

O curso Princípios para Ação Social e Política compreende apresentações, debates e testemunhos práticos sobre os princípios antropológicos e filosóficos que informam a Doutrina Social da Igreja (DSI) e o ensino social cristão. Realizado pela Oficina Municipal, ele está sendo registrado em vídeo pela Comunidade Totus Mariae, mediante a Rede Plene Mariae Produções.

O trecho de vídeo que compartilhamos abaixo está no contexto do Módulo II – Política e Bem Comum.

A política é considerada uma das formas mais altas da caridade, como serviço ao bem comum. Uma política realmente humanista tem princípios e valores que devem sempre ser resgatados e postos em prática: solidariedade, subsidiariedade, liberdade, direitos e deveres, honestidade e transparência, entre outros. Assim se faz uma reflexão sobre as contribuições essenciais da tradição clássica e cristã, no diálogo com os desafios atuais da vida política.

A palestra versa de maneira geral sobre o Federalismo, solidariedade e subsidiariedade, ministrado por José Mario Brasiliense. O trecho destacado busca responder a relação existente ou não entre a noção de progresso, pensamento moderno, liberdade e a dignidade humana.

A Oficina Municipal é uma Escola de Cidadania e Gestão Pública que realiza atividades de formação humana e capacitação técnica voltadas às pessoas que se dedicam à gestão de políticas públicas municipais.

José Mário Brasiliense Carneiro é advogado com doutorado em Administração e Diretor da Oficina Municipal, uma escola de cidadania e gestão pública vinculada à Fundação Konrad Adenauer. Também é conselheiro do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP e membro da Comunidade Emanuel.

Referências:

Totus Mariae
Totus Mariae
Comunidade Totus Mariae

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Top