You are here
Home > Formação > Eventos > A Doutrina Social da Igreja no pensamento e prática de Franco Montoro

A Doutrina Social da Igreja no pensamento e prática de Franco Montoro

A Comunidade Totus Mariae estará com a Oficina Municipal na realização do Seminário “Descentralização e Participação: 100 anos de Franco Montoro”.

André Franco Montoro foi senador da República, governador do Estado de São Paulo e professor da Faculdade de Direito da PUC-SP. Foi uma personalidade católica que viveu e aplicou o ensinamento cristão, em especial a Doutrina Social da Igreja em nossa realidade brasileira. No entanto, infelizmente ainda é bastante desconhecido.

André Franco Montoro
André Franco Montoro

Pautou sua vida política em demonstrar na prática como o Estado brasileiro pode agir melhor para o desenvolvimento humano, fundamentando-se no Princípio da Subsidiariedade e Solidariedade, na garantia dos Direitos Fundamentais e, por consequência, apoiada na liberdade e protagonismo do homem.

Nesse sentido, Franco Montoro, certa vez, questionado em um Seminário sobre o “Federalismo e o fortalecimento do Poder Local”, descreveu o que para ele era a prática do princípio da subsidiariedade:

“é um princípio de bom senso, tudo o que puder ser feito no Município deve ser feito por ele, o que ele não puder, o Estado vem em auxílio, o que o Estado não puder a União subsidia. Parto do princípio de que, tudo o que puder ser feito por uma entidade menor, não deve ser feito por um organismo maior, é o Governo mais próximo da população, e eu menciono alguns princípios: primeiro, tudo aquilo que puder ser feito pela própria sociedade deve ser feito por ela, quando ela não puder fazer, o Estado interfere, mas não se trata de um Estado mínimo ou máximo, mas sim do Estado necessário”.

Sua posição era a de católico militante, adepto dos ensinamentos que o papa Leão XIII reunira na encíclica Rerum Novarum. “Nem o comunismo totalitário, nem o capitalismo opressor”, costumava dizer.

A Oficina Municipal propôs realizar este evento para refletir sobre a importância do trabalho de Franco Montoro para a assimilação dos conceitos de descentralização, participação e cooperação regional na política e na gestão pública brasileiras. Esta iniciativa conta com a parceria e o apoio da Comunidade Totus Mariae, no registro deste tão importante conteúdo.

 

Evento gratuito: Seminário Descentralização e Participação: 100 anos de Franco Montoro
Data: 14/06/2016
Inscrições: Oficina Municipal
Programação e mais informações no site da Oficina Municipal: http://oficinamunicipal.org.br/cursos/204

 

Bibliografia:

Totus Mariae
Totus Mariae
Comunidade Totus Mariae

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Top