You are here
Home > Formação > O Casal Jacques e Raíssa Maritain: a Busca da Verdade

O Casal Jacques e Raíssa Maritain: a Busca da Verdade

Por ocasião da realização do III Congresso Latino Americano Jacques Maritain e do Simpósio sobre o Legado de Franco Montoro realizados na PUC-SP de 6 a 8 de outubro de 2016, foi lançado o documentário “Jacques Maritain, a Busca da Verdade”.

O pensador humanista francês Jacques Maritain (1882-1973) colaborou decisivamente para pensar e aprofundar, dentre outros temas, a democracia moderna, o debate em torno da cidadania e da ética. Suas ideias, fundamentadas no princípio da dignidade da pessoa humana, base do seu humanismo integral, foram as verdadeiras bases da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), promulgada pela ONU.

Neste documentário é apresentado um percurso, particularmente do casal Maritain na busca da verdade e do pensamento e obra de Jacques Maritain.

Maritain nasceu durante o triunfo do Iluminismo que, em sua intuição, caracterizava-se pelo “homem em erosão, mutilado”. Com seu testemunho pessoal, evidencia as consequências do amor à verdade.

Juntamente com Raíssa Maritain é influenciado por São Tomás de Aquino. O casal se torna símbolo do trabalho a dois, casal que se ama e estuda junto, empreendendo a busca da verdade.

A partir do encontro pessoal com o Papa Pio XI, por convicção, obediência e fé, Maritain acolhe o pedido do Papa passa a dedicar-se, além da metafísica, à Filosofia Política.

Assim, emergem as obras Humanismo Integral, Os direitos do Homem e a Lei Natural, alicerce da Declaração Universal dos Direitos Humanos e, em 1948, O Homem e o Estado. Com elas, Jacques Maritain aborda os grandes problemas do mundo contemporâneo e a relação com a dignidade humana. Suscita e busca responder “DE ONDE VEM A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA?”

Maritain insistiu que as pessoas se associassem pelos valores e não pelos interesses, tornando-se, dessa forma, decisivo na elaboração da Carta de Direitos Humanos, como forma de garantir à humanidade uma convivência viável dos homens e nações, marcada pela paz.

Ele esteve presente e influenciou na América Latina diversos pensadores e políticos, com destaque ao seu discípulo brasileiro Alceu Amoroso Lima e ao político Franco Montoro, entre tantos outros pensadores e políticos pelo mundo inteiro.

Finalizando, um convite é feito especialmente aos jovens, para refletir, estudar e discutir a obra de Maritain, fundamental para repensar a nossa sociedade e o ser humano que queremos. Em um mundo sem referências, o casal Maritain apresenta-se como modelo referencial, testemunho vivo da força do amor, da verdade e da coragem. Enfim, é um vídeo que provoca e nos leva a contemplar “a verdade caminhando na história da humanidade”.

 

Produção: Instituto Jacques Maritain do Brasil – IJMB – e Grupo Somar para Vencer
Direção de gravação: Rede Plene Mariae Produções – http://redeplenemariae.com.br.
Colaboração e entrevistas: Frei Carlos Josaphat, OP; Prof. Dr. Antonio Marchionni; Prof. Dr. Renato Rua de Almeida; Prof. Dr. Joel Gracioso e Prof. Dr. Ivanaldo Santos.

Sobre o Instituto Jacques Maritain do Brasil

O Instituto Jacques Maritain do Brasil – IJMB – foi fundado em 14/03/92 por André Franco Montoro e Dom Cândido Padin, e tem como objetivo “o estudo e difusão da cultura inspirada nos princípios de um humanismo integral” de Maritain, e de outros representantes do pensamento humanista contemporâneo como Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde), e da Doutrina Social da Igreja.

Instituto Jacques Maritain do Brasil no Facebook: https://www.facebook.com/Instituto-Jacques-Maritain-do-Brasil-1800074163542255/

III Congresso Latino Americano Jacques Maritain: http://www.pucsp.br/iii-congresso-latino-americano-jacques-maritain

Totus Mariae
Totus Mariae
Comunidade Totus Mariae

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Top