You are here
Home > Igreja Católica > Atualidades > Dia Nacional de Ação de Graças (no Brasil?) #EuAgradeço

Dia Nacional de Ação de Graças (no Brasil?) #EuAgradeço

O Dia Nacional de Ação de Graças “não é uma iniciativa das religiões e sim dos governos. Mas, sem dúvida, tem muito a ver com a ação de graças que fazemos a Deus a quem reconhecemos como doador de dons para nós. Mesmo não fazendo parte do calendário religioso e sim civil esse dia é uma oportunidade para rezarmos e levarmos o nosso coração para estar mais próximo de Deus e, consequentemente, também de nossos irmãos e irmãs”, explica Dom Orani, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro.

Conta-se que o primeiro ‘Dia de Ação de Graças’ declarado oficialmente foi comemorado no dia 30 de abril de 1598, no Texas, Estados Unidos, por Dom Juan de Oñate. A comemoração foi realizada com o santo sacrifício da Missa – foi a comemoração mais propriamente católica: Eucaristia vem do termo grego Eukaristein, que significa justamente ‘ação de graças’!

O conhecido Thanksgiving, o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, recorda o primeiro jantar de agradecimento de um grupo de peregrinos com nativos, em 1621, no qual se agradeceu a Deus pela abundância de colheitas no novo mundo.

No ano de 1909, Joaquim Nabuco, embaixador do Brasil nos EUA, assistiu ao dia de Ação de Graças e, impressionado, declarou: “quisera que toda a humanidade se unisse neste mesmo dia, para um Universal agradecimento a Deus”. Assim, no Brasil o presidente Eurico Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças por meio da Lei Federal 781/49. O presidente Marechal Castelo Branco o regulamentou no ano de 1965, oficializando “a quarta quinta-feira do mês de novembro para a comemoração em todo território Nacional”.

Assim, embora o Thanksgiving não seja um dia de preceito no calendário católico, o calendário litúrgico da Igreja nos Estados Unidos o celebra com a solenidade de duas leituras – uma do Antigo e outra do Novo Testamento – e com a passagem do ‘Magnificat’ de Maria na leitura do Evangelho de Lucas.

Dom Orani comenta:

O Dia Nacional de Ação de Graças pode ser comemorado de muitas maneiras, mas nós como católicos, o que devemos fazer neste dia é agradecer, é bendizer, é rezar, é impetrar aos céus nossas ações de graças por tanta coisa boa que acontece em nossa caminhada e não agradecemos.

Comente com todos sobre a importância deste momento, ressaltando que este tipo de ajuntamento, certamente contribuirá para aumento da fraternidade, da união, da gratidão entre as pessoas, da solidariedade, inclusive com os menos favorecidos, através de uma ação social. Ter um coração agradecido e comprometido com Deus poderá contribuir para a diminuição da violência e a promoção da paz!

Recentemente, uma iniciativa ecumênica em Pernambuco – DNAG – tem procurado resgatar a celebração do Dia Nacional de Ação de Graças no Brasil, com ações sociais, shows, celebrações e uma campanha nas redes sociais para propagar o espírito de gratidão!

O vídeo abaixo é de uma celebração do Dia Nacional de Ação de Graças no Brasil, em 1976. Na época, a breve cerimônia com orações, músicas e apresentações, era transmitida ao vivo, no horário do almoço.


Cerimônia do Dia Nacional de Ação de Graças, realizada em 1976. Festa cívica com presença de autoridades.

Bibliografia:

Totus Mariae
Totus Mariae
Comunidade Totus Mariae

One thought on “Dia Nacional de Ação de Graças (no Brasil?) #EuAgradeço

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Top