You are here
Home > Igreja Católica > Atualidades > Sob a espada de César – os cristãos perseguidos

Sob a espada de César – os cristãos perseguidos

“O único mundo em que podem estar mais seguros é um mundo em que todos estão mais seguros”.

A afirmação acima está contida no documentário sobre a reação dos cristãos à perseguição em todo o mundo, produzido pela Universidade de Notre Dame (EUA) e legendado pela Comunidade Totus Mariae, via Rede Plene Mariae.

Trata-se de um fruto do programa Under Caesar’s Sword, um esforço de pesquisa global e colaborativo para descobrir e chamar a atenção às formas pelas quais as comunidades cristãs ao redor do mundo respondem à grave violação de sua liberdade religiosa.

Provocativo desde a gênese do nome do programa, o documentário “Sob a espada de César” nos convida a refletir profundamente em que consiste “ser cristão”. Como na própria alegoria do título, que infelizmente é uma verdade cada vez mais crescente, nos indaga, nos apresenta e nos desafia, O que fazer? Como responder a essa realidade? Diante do mal que está diante de nós, somos obrigados a ser ainda mais e mais profundamente cristãos?

Ao mesmo tempo, também somos convidados a viver a compaixão no sentido mais profundo com os mais diversos jovens, crianças, idosos, famílias inteiras em situações de extremo sofrimento, abandono, que faz suscitar os mais diferentes tipos de reação dos cristãos em todo o mundo. Porém, também faz reluzir a força de uma Presença, que ultrapassa e sustenta além da dura realidade, Presença repleta de beleza evidenciada a partir do testemunho vivo de vidas destruídas e reconstruídas na esperança cristã.

Para reflexão, deixamos um trecho do Salmo 69, proposto pelo programa Under Caesar’s Sword, como a voz dos cristãos perseguidos. De certa maneira “traduz” a beleza e o sofrimento na “resposta dos cristãos sob a Espada de César”.

“Ouve-me, Senhor, pois tua piedade é benigna,
conforme tua grande misericórdia
olha para mim.
Não escondas de teu servo a tua face,
pois estou em perigo, depressa, atende-me.
Chega perto de minha alma, defende-a,
livra-me por causa dos meus inimigos.
Pois o Senhor atende os pobres,
não despreza os seus cativos.
Que o louvem céu e terra, os mares
e tudo quanto neles se move.”

Produção: Universidade de Notre Dame e Jason Cohen Productions
Tradução e legendas em português (breve em espanhol): Rede Plene Mariae Produções – http://redeplenemariae.com.br/produtora

Página do documentário em português: https://ucs.nd.edu/film/em-portugues/ – Universidade de Notre Dame

Sobre o projeto Under Caeser’s Sword

O projeto Under Caeser’s Sword é uma iniciativa conjunta do Centro de Ética e Cultura da Universidade de Notre Dame, o Instituto Liberdade Religiosa (RFI – Religious Freedom Institute) e o Projeto Liberdade Religiosa do Centro Berkley de Religião, Paz e Relações Internacionais na Georgetown University, EUA.

 

Veja também: Tradução e legendagem do documentário Under Caeser´s Sword

Totus Mariae
Totus Mariae
Comunidade Totus Mariae
Top