You are here
Home > Igreja Católica > O Papa > Visita do Papa Francisco a Santa Maria Maggiore

Visita do Papa Francisco a Santa Maria Maggiore

Francisco foi, como prometido, agradecer a Nossa Senhora. Entusiasmo da chegada entre os estudantes e os cidadãos de Roma

O Papa ofereceu flores a Nossa Senhora

Certamente é matinal. Papa Francisco chegou alguns minutos depois das 8h em Santa Maria Maggiore, uma das principais igrejas da capital para dar graças a Nossa Senhora. Mas sua visita é a primeira de uma igreja romana como bispo de Roma.

ORAÇÃO – Com o Papa foi o prefeito da Casa Pontifícia, monsenhor George Gaenswein, e o vice-prefeito da Casa Pontifícia, Leonardo Sapienza. Visita muito curta, representada exclusivamente pelo recolhimento do Papa Francisco em oração diante do altar da Virgem. Dirigindo-se aos confessores, o Papa Francisco disse: “Sede misericordiosos, as almas precisam de vossa misericórdia.”

ENTUSIASMO – A primeira visita do novo Pontífice em uma igreja romana causou agitação entre a multidão. Rapazes e moças estavam prestes a passar a entrada principal da Escola Secundária Albertelli, quando perceberam a multidão de fotógrafos e cinegrafistas, e com a presença de agentes policiais perceberam que o Papa estava na Basílica e rapidamente passaram da escola à entrada lateral da Basílica. Das janelas das casas vizinhas as pessoas também se surpreenderam pelo barulho neste momento em particular, pois o tráfego na área – em si mesmo intenso, porque perto da estação ferroviária – tornou-se ainda mais caótico.

NO HOTEL – Depois, o Papa Francisco foi para a Casa do Clero na via della Scrofa, para pegar as malas com seus pertences. O Papa estava disposto a pagar a conta, como ele disse na noite de quarta aos cardeais. “Certamente – disse, porém, uma fonte do Vaticano – não havia nenhuma conta em seu nome, porque a Casa do Clero é da Santa Sé”.

LEMA – Também digno de nota é o lema do Papa Bergoglio. É uma frase em latim do Evangelho de Mateus, “miserando atque eligendo”, que descreve a atitude de Jesus para com o publicano (considerado um pecador público), que “olhou com misericórdia e escolheu-o.”

Saindo para a visita a Santa Maria Maior
Brasão do Cardeal Bergoglio

Traduzido de Corriere della Sera

Totus Mariae
Totus Mariae
Comunidade Totus Mariae
Top