Espiritualidade

Oração pelo bom uso da enfermidade

Esta oração composta por Adrienne von Speyr (médica e mística) foi publicada pelas Ediciones San Juan, em união com as intenções do mundo e da Igreja neste tempo de pandemia.

Senhor, abençoa os doentes. A todos os que se sabem ou se sentem enfermos, a todos os que sofrem dores, a todos os que logo hão de morrer. Não simplesmente para que eles possam suportar; bendize-os também para que aprendam a sofrer por Ti e a ver no sofrimento uma graça. Mostra-lhes que todo sofrimento recebeu um sentido por teu sofrimento na cruz, um sentido que o Pai acolhe e incorpora no sentido de teu próprio sofrimento e o coloca a serviço da redenção do mundo.

Mostra-lhes que, se estão dispostos a sofrer em teu nome, a dor e a enfermidade são fecundos. Que Tu possas usar essa dor e essa enfermidade para ajudar a outros, para aliviar-lhes seu peso, para transitar por caminhos que de outro modo seriam intransitáveis. Dá-lhes força e valentia, e também paciência. Concede-lhes, finalmente, amar o sofrimento que se exige deles. Concede-lhes o amor que só pode nascer do teu amor, e que só pode dar frutos unido ao teu amor, mesmo quando estes frutos permanecem invisíveis aos seus olhos, mesmo quando eles não sabem exatamente onde Tu queres empregar a graça que brota de seu sofrimento.

Concede-lhes, por tua graça, irradiar tanto amor em sua enfermidade que outros sejam contagiados por esse amor, que seu sofrimento contribua – quiçá na sala de um hospital – para transfigurar o sofrimento dos outros. Que seu sofrimento mostre às enfermeiras e aos médicos que se ocupam deles algo que ainda não conheciam; que se abra de novo, em quem os visita, o sentido da vida e da morte. Faz com que todos eles sejam tão maduros em Ti que recebam com gratidão cada coisa como vindo de tuas mãos e vejam em cada dor algo que supera toda dor: Tua graça.

Amém.

(de Una Primera Mirada a Adrienne von Speyr, p. 211 s.)

Original em https://edicionessanjuan.es/pt/blog/oracion-adrienne-von-speyr-enfermos
Tradução para esta publicação: Rede Plene Mariae Produções